quinta-feira, 31 de maio de 2018

Resenha - Eu sou a lenda

Bom dia mais uma vez! Agora vou resenhar um livro que é um clássico tanto na literatura quanto no cinema: Eu sou a lenda, de Richard Matheson, publicado pela Editora Aleph. Essa edição é bem compacta e leve, então dá pra ler em pouco tempo. Não só por isso, a história prende muito o leitor e por isso acho difícil alguém demorar muito a concluir a leitura dessa história.
A referência que eu tinha de Eu sou a lenda se baseava apenas no filme com Will Smith, onde ele fazia papel do protagonista que vivia em um mundo cheio de zumbis. Já no livro o cenário é diferente, pois a praga que assola o mundo não se trata de zumbis e sim de vampiros, o que achei interessante.


Temos como protagonista Robert Neville, um dos poucos (talvez o único) que sobreviveu a praga e que tenta de alguma forma sobreviver dia após dia nesse cenário pós-apocaliptico. Ao perder a mulher e a filha para a praga, ele se vê infeliz e sozinho no mundo. Ele busca mantimentos durante o dia, quando os vampiros estão em estado de coma e se tranca durante a noite, quando as criaturas estão ativas e famintas. Neville tenta afastá-los de seu lar, expondo colares de alho e cruzes, e assim vai vivendo.
O livro se aprofunda muito na questão da solidão e da necessidade que o ser humano tem de viver em sociedade. Neville fica tão desesperado por uma companhia, que ao avistar um cachorro, ele não pensa em mais nada, a não ser conseguir levá-lo para casa. Isso se torna uma meta em sua vida infeliz e solitária. 
Neville vai vivendo dessa forma, mesmo sem razão para isso. Muitas vezes enchendo a cara de bebida e ouvindo música, mas buscando sempre dentro de si um propósito e uma explicação para a praga.

Eu gostei muito do livro. Apesar de ter pouquíssimos personagens, ele aprofunda muito na questão da solidão e isso traz uma reflexão interessante.
Indico a leitura. Até mais! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batman: Arkham City - O que achei?

Bom dia gente! Hoje vou falar de mais um jogo do Batman, dessa vez o Arkham City. O jogo foi lançado inicialmente em 2011 para a geração pa...